Bertec Extrusoras e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Elementos de Rosca

Os segmentos de rosca são peças modulares que compõem a configuração de rosca sendo as principais responsáveis pelo processo de extrusão, podendo ser divididas em zonas de alimentação, fusão (cisalhamento), ventilação (desgaseificação), mistura (mixers), vácuo, mistura (homogeinização), pressão (final da rosca). Para que todos estes diferentes processos sejam gerados dentro da extrusora, são desenvolvidos diferentes formas e conceitos de segmentos de rosca, sendo eles: elemento de transporte alta pressão (SK), elementos de transição (SN-N) elemento de transporte de uma duas ou três entradas, elementos reversos (LH), elementos de amassamento (KB), elementos trilobulares (3Fe), elementos de mistura (ZME e SME), entre outros.

 

Razões para aquisição dos elementos de rosca Bertec:

  • Os segmentos de rosca são fabricados em material de ótima qualidade e com certificado de origem;
  • Os segmentos de rosca são tratados termicamente (com certificado de qualidade), destinado a melhorar as propriedades mecânicas (resistência ao desgaste) do material.
  • Elementos desenvolvidos e fabricados de acordo com a sua necessidade;
  • Ótima relação custo-desempenho para seu processo;
  • Oferecemos o serviço de substituição dos segmentos de rosca nos eixos, sem custo;

 

As pricnipais variações dos tipos de segmentos de rosca podem ser classificadas da seguinte forma:

 

  • ELEMENTOS DE TRANSPORTE (SE): Os elementos de transporte, apresentam o formato de uma rosca sem fim, possuindo filetes contínuos e tendo como única função transportar o material extrudado ao longo da rosca. Estes segmentos de roscas podem ser construídos em diferentes comprimentos e diferentes passos de transporte, mudando assim o volume de material transportado e o tempo de residência dentro da extrusora. Quanto maior o passo desta peça, maior será o volume de material transportado.
  • ELEMENTOS DE ALTA PRESSÃO (SK): Possuem a função de potencializar o volume de material transportado, sendo utilizados geralmente na alimentação principal e na zona de alimentação lateral (side feeder). Sua característica é de um parafuso sem fim, porém uma de suas faces não possui o raio de núcleo.
  • ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO (SK-N): Servem como elemento de transição ente o elemento alta pressão (SK) e o segmento de transporte comum (SE). Sua característica é de um segmento de alta pressão no início, passando a ter um aumento de raio de núcleo durante seu comprimento e chegando a um segmento de transporte no final.
  • ELEMENTO INICIAL L-10 (STARTER): Serve como primeiro elemento ou elemento de encosto quando não houver nenhuma luva espaçadora. Sua característica principal é um rebaixo no ranhurado interno, fazendo com que o mesmo possa ser montado na parte inicial do eixo (onde não existe a ranhura devido a forma construtiva do eixo).
  • ELEMENTO FINAL (END): Estes segmentos são montados no final da configuração, antecedendo a ogiva de aperto.  A sua característica é de possuir um chanfro em uma das faces, acompanhando o raio da ogiva fazendo com que haja menor retenção de material no final da rosca.
  • ELEMENTOS DE MISTURA (ZME): Estes segmentos são montados com objetivo de gerar um refluxo e consequentemente aumentar a homogeneização do material processado. Sua característica é de possui pequenos rasgos inclinados, o que forma uma espécie de “dente” no diâmetro externo.
  • ELEMENTOS DE MISTURA (SME): Possuem a função de transporte e melhora de mistura do material processado. Sua característica é de possui pequenos rasgos inclinados. Se diferencia dos segmentos ZME pois possuem rasgos com uma largura e profundidade menores.
  • ELEMENTOS DE AMASSAMENTO (KB): Os elementos de cisalhamento ou amassamento possuem uma capacidade muito baixa de transportar o material se comparados aos elementos de transporte, pois sua principal função é a de cisalhar, amassar e fundir o material a ser extrudado. Tem a característica de discos denominados de lóbulos que formam uma unidade geometricamente descontínua. As capacidades de trabalho destes elementos são em função de seu ângulo e sentido de giro entre os lóbulos, espessura de cada lóbulo e a folga entre cada um deles. Os KB’s podem apresentar diferentes ângulos de giro em seus lóbulos, sendo no sentido reverso (esquerdo), de fluxo (direito) ou neutro (90º).
  • ELEMENTOS TRILOBULARES (3Fe): sua função é homogeneizar e cisalhar o produto a ser extrudado, conferindo uma maior mistura em relação aos segmentos de amassamento (KB), porém com um poder de cisalhamento menor.
 
 

Solicite um contato

Preencha o formulário abaixo: